Paste your Google Webmaster Tools verification code here

Energia Solar

SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).

Os Sistemas Isolados são utilizados em locais remotos ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevado. São utilizados em casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações, bombeio de água, etc. Já os Sistemas Conectados à rede, substituem ou complementam a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica.

Um sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos:

  • Painéis solares – Fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.
  • Controladores de carga – Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
  • Inversores – Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
  • Baterias – Trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.

Enquanto um sistema isolado necessita de baterias e controladores de carga, sistemas conectados à rede funcionam somente com painéis e inversores, já que não precisam armazenar energia.

demo

COMO FUNCIONA

Os módulos fotovoltaicos, normalmente instalados sobre o telhado, reagem com a luz do sol e produzem energia elétrica (energia fotovoltaica). Esta energia, precisa passar pelo inversor solar, para que seja convertida e possa ser utilizada em uma residência ou empresa para alimentar o consumo de equipamentos como TV´s, computadores e qualquer máquina elétrica.

CAPTAÇÃO

Durante o dia os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em eletricidade. A produção de energia só depende da área disponível em seu telhado e do nível de radiação de sua cidade.

CONVERSÃO

O inversor converte a energia solar para o formato que você pode utilizar nas suas tomadas sem a necessidade de obras ou de alteração das instalações elétricas da sua casa.

REMUNERAÇÃO

Caso você não consuma toda a energia solar produzida, o excedente é injetado na rede e você é remunerado com créditos para consumir energia da concessionária.

demo

POR QUE INVESTIR

À partir do primeiro dia, você já começa a economizar. Ao longo do tempo* você irá recuperar seu investimento e posteriormente, se livrar de vez dos famosos reajustes de energia.

A energia solar é uma realidade e com ela podemos mudar o cenário da energia no Brasil.

Enquanto os custos e impostos de energia só aumentam todos os anos, com um sistema fotovoltaico você mantém o custo de sua energia lá embaixo por muitos anos.

Isso significa que, durante a vida útil de seu sistema você economiza milhares de reais.

Um sistema solar fotovoltaico pode reduzir significativamente a conta de energia elétrica e também oferecer reconhecimento pela implementação de uma tecnologia pioneira, sustentável, e com longa vida útil. Enquanto os custos e impostos de energia só aumentam todos os anos, com um sistema fotovoltaico você mantém o custo de sua energia lá embaixo por muitos anos.

demo

Quer ajuda para reduzir sua conta de energia elétrica em até 90%?