Energia Solar

SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).

Os Sistemas Isolados são utilizados em locais remotos ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevado. São utilizados em casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações, bombeio de água, etc. Já os Sistemas Conectados à rede, substituem ou complementam a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica.

Um sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos:

  • Painéis solares – Fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.
  • Controladores de carga – Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
  • Inversores – Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
  • Baterias – Trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.

Enquanto um sistema isolado necessita de baterias e controladores de carga, sistemas conectados à rede funcionam somente com painéis e inversores, já que não precisam armazenar energia.

demo

COMO FUNCIONA

Os módulos fotovoltaicos, normalmente instalados sobre o telhado, reagem com a luz do sol e produzem energia elétrica (energia fotovoltaica). Esta energia, precisa passar pelo inversor solar, para que seja convertida e possa ser utilizada em uma residência ou empresa para alimentar o consumo de equipamentos como TV´s, computadores e qualquer máquina elétrica.

CAPTAÇÃO

Durante o dia os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em eletricidade. A produção de energia só depende da área disponível em seu telhado e do nível de radiação de sua cidade.

CONVERSÃO

O inversor converte a energia solar para o formato que você pode utilizar nas suas tomadas sem a necessidade de obras ou de alteração das instalações elétricas da sua casa.

REMUNERAÇÃO

Caso você não consuma toda a energia solar produzida, o excedente é injetado na rede e você é remunerado com créditos para consumir energia da concessionária.

demo

POR QUE INVESTIR

À partir do primeiro dia, você já começa a economizar. Ao longo do tempo* você irá recuperar seu investimento e posteriormente, se livrar de vez dos famosos reajustes de energia.

A energia solar é uma realidade e com ela podemos mudar o cenário da energia no Brasil.

Enquanto os custos e impostos de energia só aumentam todos os anos, com um sistema fotovoltaico você mantém o custo de sua energia lá embaixo por muitos anos.

Isso significa que, durante a vida útil de seu sistema você economiza milhares de reais.

Um sistema solar fotovoltaico pode reduzir significativamente a conta de energia elétrica e também oferecer reconhecimento pela implementação de uma tecnologia pioneira, sustentável, e com longa vida útil. Enquanto os custos e impostos de energia só aumentam todos os anos, com um sistema fotovoltaico você mantém o custo de sua energia lá embaixo por muitos anos.

demo

Quer ajuda para reduzir sua conta de energia elétrica em até 90%?